CORTANDOECOSTURANDO

SE NÃO PUDER SE DESTACAR PELO TALENTO, VENÇA PELO ESFORÇO

25

de
dezembro

CALÇA ENVELOPE

Atenção : Este molde só deverá ser feito para malha com  80 a 90% de elasticidade

MEDDIAS PADRÃO                      P              M                G

Contorno da Cintura                74             82               90

Contorno do Quadri                 96            104             112

Altura do Gancho                    27              28               29

Comprimento da calça -   Conforme o gosto particular de cada um

COMO TIRAR AS MEDIDAS

Para facilitar contorne a cintura com uma fita para que as medidas partam do mesmo ponto.

(Acompanhe pelas ilustrações abaixo)

A - Altura do Gancho - Com a pessoa sentada em uma superfície plana, meça pela lateral, da cintura até a superfície, procure manter a postura do corpo ereta.

B - Contorno da Cintura - Contorne a cintura com a fita métrica e marque a medida exata.

C -Contorno do Quadril - Meça a distãncia de 20cm da cintura para baixo pela lateral e nesse ponto contorne o quadril, marque a medida exata

-Comprimento da Calça - Meça pela lateral da cintura até o comprimento desejado. 

 


                      

                                     
                                            

MATERIAL NECESSÁRIO PARA EXECUÇÃO DO MOLDE

2 Fls. de papel craft. ou outro de sua preferência (Como o molde da calça é grande é necessário que se emende o papel)

Lápis

Esquadro

Tesoura para papel

Fita durex

EXECUÇÃO DO MOLDE

1 - Forme um retângulo com as seguintes dimensões

A - B = Metade do contorno do quadril mais 3cm

Ex. Contorno do quadril mede 102cm dividindo por 2 = 52cm  mais  3cm = 55cm

A -C e B - D= Altura do Gancho

Ex: Altura do gancho = 28cm então A - C e B - D= 28cm

 

De A até E e de C até F meça 1/4 da medida do contorno do quadril trace a linha E - F

 

Ex; Contorno do Quadril = 104cm, dividindo por 4 = 26cm então A - EC - F = 26cm

 

FRENTE DA CALÇA

 

De  A até A’ = 4cm

De C até C’ = 1/3 da medida de C - F

Ex. C - C’ = 26cm dividindo por 3 = 8,6cm, então C - C’ = 8,6

De C até G = Metade de C - C’ menos 2cm

Ex: C - C’ como vimos anteriormente = 8,6cm, dividindo por 2 = 4,3cm menos 2cm - 2,3cm, então C - G = 2,3cm

Ligue G - A’

Para fazer a linha curva do gancho siga o seguinte procedimanto:

Marque dois pontos x e y com uma mesma distãncia do ponto G, por exemplo G - x com 4cm e G - y com 4cm, ligue x - y e marque o ponto G’ no centro dessa diagonal, em seguida meça 2,5cm partindo de G, em direção ao ponto G’, é nesse ponto que a curva do gancho vai passar.

Veja a ilustração abaixo para entender melhor

 

Agora ligue C’ - A’, passando pelo ponto G’ com uma curva conforme explicado acima.

De E até E’ = 3cm, ligue A’ - E’, da seguinte forma:

Coloque o esquadro no ponto A’ e rique um traço de 4cm, em seguida continue essa linha com uma curva suave até o ponto E’.

Veja a ilustração abaixo:

COSTAS

De D até H= 1/2 de F - D,

Por exemplo: F - D mede 29cm dividindo por dois = 14,5cm, então D -H= 14,5cm

De D até I= 1/2 de D -H menos 1cm

Por exemplo : D - H = 14,5cm dividindo por 2 = 7,25cm menos 1cm = 6,25cm, então D -I = 6,25cm

Ligue I - B, prolongando até B’ de forma que B - B’  meça 3cm

Para fazer o a linha do gancho das costas use o mesmo procedimento da frente, sendo que de I até I’ = 3,5cm 

 

 

 Ligues os pontos H - I’ - B - B’

Perna e entreperna - Frente e Costas

Desça linhas verticais partindo dos pontos C’ - F - H, conforme o comprimento desejado para a calça e marqu os pontos L - J - M, utilize o esquadro para facilitar.

Recorte os moldes Frente e Costas

Contorno da Frente

A’ - E’ - J - L - C’ - G’ - A’

Contorno das Costas

E’ - B’ - I’ - H - M - J - E’

 

Continua no post CALÇA ENVELOPE PARTE 2

Arquivado em: Sem categoria I

12 Comentários »

  1. Comentário por angela cifani — 14 de abril de 2008 (18:15)

    adorei a idéia mas eu sou.. GG( ou 54)… como aumento o molde? teria medida especial?

  2. Comentário por angela cifani — 14 de abril de 2008 (18:42)

    gostaria de divulgar o meu blog
    http://angelacadavezmelhor.blogspot.com/
    postem lá também… vai ser um prazer…

  3. Comentário por sidna — 4 de junho de 2008 (9:53)

    sem dúvidas a frase acima esta corretissima…pois sei … com o esforso e as dicas aqui dada agente consegue.. valeu + da para da umas dicazinhas de roupas intimas infantis cuequinhas e calcinhas…já tenho + ou menos faço aquelas de babadinho , com tecido em algudão.. obrigada desde já.

  4. Comentário por Rejane Teixeira — 20 de julho de 2008 (16:03)

    Oi,
    não entendi como se costura a calça envelope, mesmo olhando o outro post (calça envelope parte 2). Poderias me escrever a explicação de como se costuram as partes?
    obrigada, um abraço

  5. Comentário por flavia Candido — 30 de dezembro de 2008 (19:20)

    Muito bom, ajuda quem não conhece de costura,
    Obrigado

  6. Comentário por karla — 6 de março de 2009 (12:20)

    gostaria de receber este molde no meu email

  7. Comentário por RENATA — 26 de novembro de 2009 (16:36)

    Gostaria de saber qual a metragem de tecido que devo comprar para a execução da calça envelope.
    Aguardo e Obrigada

  8. Comentário por sonia maria — 23 de agosto de 2010 (9:49)

    gostaria de receber o molde pronto de calça envelope desde ja fico muito agradecida

  9. Comentário por Andréia Borges — 12 de dezembro de 2010 (19:13)

    OI gostaria de receber por email o molde pronto para fazer a calça envelope para tentar fazer em casa sozinha , tenho 02 gangas grandes e quero aproveitar….

  10. Comentário por Noêmia do PIlar Machado Felisbino — 24 de novembro de 2011 (14:58)

    Por favor gostaria de receber moldes prontos de calça envelope, e também receber por Email tabela de preços de moldes EX. vestidos longos, batas, shorts, tamanhos P, M, G e GG.
    Desde já agradeço

  11. Comentário por Noêmia do PIlar Machado Felisbino — 24 de novembro de 2011 (15:01)

    Retificação do meu Email mema_gioo@yahoo.com.br

    Tchau!

    Noêmia Felisbino

  12. Comentário por oiy — 15 de julho de 2013 (18:21)

    onde baixa o molde?

Deixe um comentário

Feed RSS dos comentários deste post. URL de TrackBack

Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://cortandoecosturando.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.